Perguntas Frequentes

Médico ao Domicílio

Em que situação se deve chamar o médico a casa?

Este serviço pode ser solicitado sempre que a pessoa não se sinta bem e necessite de ser avaliada por um médico. Em situações de maior complexidade e seja necessário recorrer a exames complementares de diagnóstico, o médico encaminhará para um serviço de urgência.

Como chamar o médico a casa?

Ligue para o call center do SMP – 210 056 700 – faculte o nome do doente, a sua morada, número de contribuinte e contacto telefónico e solicite uma consulta. Informe o operador se for titular de qualquer dos cartões SMP “médico permanente 24 horas gold”. Neste caso, é suficiente indicar o nome do doente e o seu número de contribuinte. O operador comunicará a hora prevista e o preço da consulta (a pagar directamente ao médico no acto da consulta). O serviço está disponível 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados.

Quem pode utilizar o serviço de médico em casa?

Qualquer pessoa, desde que more num local coberto pelo serviço – todos os concelhos do continente português e todos os concelhos da ilha da Madeira, na Região Autónoma da Madeira, e das ilhas do Faial, Santa Maria e São Miguel, na Região Autónoma dos Açores. O serviço ainda não está disponível nas ilhas de Porto Santo, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo.

Quanto tempo tenho de esperar para o médico chegar a minha casa?

Em situação normal, o tempo de espera é inferior a 3 horas. Em período de epidemias, a espera poderá ser superior. No acto da marcação, o call center informá-lo-á da hora prevista para a consulta e, havendo alteração, enviará um SMS indicando a nova hora.

Qual o preço das consultas em casa?

O preço das consultas varia consoante a localização geográfica da morada em que é prestada a consulta e com o facto de ser, ou não, titular de um cartão de saúde SMP. Os cartões são gratuitos e dão acesso a um desconto na consulta domiciliária de 25% sobre a tarifa base. Os cartões “médico permanente 24 horas gold” permitem preços pré-fixados por consulta domiciliária, com descontos que podem chegar aos 75% sobre a tarifa base, mediante o pagamento periódico de uma pequena anuidade.

Como posso pagar a consulta?

A consulta pode ser pré-paga através de referência Multibanco que o call center pode enviar por SMS, ser paga em dinheiro ao médico no acto da consulta, ou através de um terminal móvel Multibanco (estes só disponíveis na área da Grande Lisboa).

Em que situações se deve chamar o médico a casa?

O serviço de médico em casa tem um carácter pontual, não podendo ser utilizado em situações clínicas de natureza permanente ou contínua.

O médico pode justificar a minha falta ao trabalho?

Pode, se o médico considerar que a situação impede a presença no local de trabalho, caso em que emitirá o respectivo atestado médico justificativo da falta. Esse atestado não substitui a certificação pelo serviço de saúde competente, necessária para que o trabalhador possa ter acesso ao subsídio de doença prestado pela Segurança Social.

O que é a Telemedicina?

O atendimento médico telefónico é um serviço médico de esclarecimento de dúvidas e pré-avaliação de situações existentes, disponível 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados. Ligue para o call center do SMP – 210 056 700 – informe o nome do doente, a sua morada, número de contribuinte e contacto telefónico. O serviço é gratuito para os titulares de um cartão “médico permanente 24 horas gold”. Se não for o caso proceda ao pré-pagamento através da referência Multibanco que o call center lhe enviará por SMS. A chamada ser-lhe-á devolvida num prazo que, em média, não excede os 60 minutos.

Qual o preço da Telemedicina?

Se for titular de um cartão “médico permanente 24 horas gold” o atendimento médico telefónico é gratuito. Se não for o caso, o operador de call center que o atender informará o preço, a cujo pagamento deverá proceder antes do atendimento, através da referência Multibanco que o call center lhe enviará por SMS.

O que é o serviço de transporte em ambulância?

É o transporte do doente em ambulância – de sua casa aos serviços de urgência mais próximos – quando determinado pelo médico no acto da consulta em casa e realizado imediatamente após a conclusão desta. Este serviço está apenas disponível na Grande Lisboa e é gratuito para titulares de um cartão “médico permanente 24 horas gold”.

Posso chamar uma ambulância através do SMP?

Não. O serviço de transporte em ambulância apenas está disponível (na Grande Lisboa) para titulares de um cartão “médico permanente 24 horas gold” quando, na sequência de uma consulta em casa, o médico o considerar necessário a deslocação imediata do doente aos serviços de urgência mais próximos. Se o doente correr perigo de vida ou estiver em causa uma função vital deve ser chamado o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica, através do 112) que é a entidade pública competente para prestar assistência a vítimas de acidente ou doença súbita.

O que é o serviço de enfermagem?

É um serviço para titulares de um cartão “médico permanente 24 horas gold”, disponível na Grande Lisboa e no Grande Porto, nos dias úteis, das 8 às 20 horas, sob marcação prévia. Ligue para o call center do SMP – 210 056 700 – informe o nome do doente, o acto de enfermagem pretendido e o seu número de contribuinte e efectue a marcação do serviço. Pague através de referência Multibanco que o call center pode enviar por SMS (pré-pagamento) ou directamente ao enfermeiro que o visitar.

Qual o preço do serviço de enfermagem e como posso pagar?

A tabela de preços pode ser consultada na sua área de cliente. O serviço de enfermagem pode ser pré-pago através de referência Multibanco que o call center pode enviar por SMS, ou pago em dinheiro ao enfermeiro prestador do serviço.

Cartão de Saúde

O que é o cartão “24 horas Gold”?

É um cartão familiar e intransmissível, que lhe dá acesso aos serviços de médico em casa, telemedicina, transporte em ambulância (quando o médico vai ao domicílio e determina que o paciente tem de se deslocar de ambulância para uma unidade hospitalar), enfermagem e rede de consultórios e clínicas.

Os titulares do cartão e o respetivo agregado familiar que coabitam na mesma morada, usufruem do médico em casa por um preço pré-fixado que pode chegar aos 80% de desconto sobre a tarifa base (dependerá da localização geográfica). Este cartão tem o pagamento de uma anuidade de valor reduzido, e que pode ser paga em diversas modalidades (trimestral, semestral ou anual).

Como posso ser titular de um cartão “24 horas Gold”?

Adira através deste website (ou, se preferir, através do telefone 210 056 700). Apenas necessita dos seguintes dados – nome completo, morada, código postal, localidade, telemóvel, telefone, e-mail e número de contribuinte. Após validação e pagamento enviar-lhe-emos o seu cartão “médico permanente 24 horas”.

Qual o preço de um cartão “24 horas Gold”?

O cartão custa 2€ por mês e por pessoa, a pagar através de referência Multibanco que o call center enviará por SMS. A titularidade do cartão “médico permanente 24 horas” não tem nenhum custo associado. Apenas pagará o preço dos serviços que utilizar, quando os utilizar.

Qual o preço de um cartão “24 horas Gold”?

É um cartão familiar e intransmissível, que lhe dá acesso aos serviços de médico em casa, atendimento médico telefónico, transporte em ambulância, enfermagem e rede de consultórios e clínicas. Os titulares do cartão “médico permanente 24 horas gold” e os membros do respectivo agregado familiar que com ele coabitem em economia comum usufruem do serviço de médico em casa com preços pré-fixados por consulta domiciliária e descontos que podem chegar aos 75% sobre a tarifa base, mediante o pagamento periódico de uma pequena anuidade. Depois de se registar no website do SMP aceda ao simulador para ver as diferentes opções de pagamento periódico e o preço das consultas para os titulares do cartão “médico permanente 24 horas gold”. Os titulares do cartão “médico permanente 24 horas gold” têm, também, acesso gratuito aos serviços de atendimento médico telefónico e transporte em ambulância (apenas na Grande Lisboa) e usufruem dos descontos convencionados com a rede de consultórios e clínicas.

Como posso ser titular de um cartão “24 horas Gold”?

Adira através deste website (ou, se preferir, através do telefone 210 056 700). Necessita dos seguintes dados – nome completo, data de nascimento, morada, código postal, localidade, telemóvel, telefone, e-mail, número de contribuinte, nomes completos e datas de nascimento dos membros do seu agregado familiar, e escolas frequentadas por membros do agregado familiar de idade não superior a 12 anos, incluindo as respectivas moradas, códigos postais e localidades. Escolha a periodicidade e o meio de pagamento. Após validação enviar-lhe-emos o seu cartão “médico permanente 24 horas gold”.

Qual o preço de um cartão “24 horas Gold”?

O preço pode ser calculado no simulador, após registo no website do SMP. Introduza o seu código postal, as datas de nascimento de todos os membros do seu agregado familiar e os códigos postais das escolas frequentadas por membros com idade não superior a 12 anos. Veja as combinações possíveis de pagamento periódico e de preço das consultas do serviço de médico em casa.

A subscrição dos cartões “24 horas Gold” está sujeita a limite de idade?

Não existe qualquer idade limite para a subscrição, nem do titular, nem dos membros do agregado familiar.

Se for titular de um cartão “24 horas Gold” posso chamar o médico a qualquer local?

Pode, mas o preço pré-fixado para a consulta apenas se aplica na residência registada. Em outras moradas, o titular e os membros do respectivo agregado familiar beneficiarão de um desconto de 30% sobre a tarifa base aplicável no local da consulta.

Serviço de Apoio Domiciliário

O que é o apoio familiar?

É um serviço de apoio social e médico disponível na Grande Lisboa, prestado na sua residência por assistentes familiares, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas ou médicos. Pode incluir apoio na higiene pessoal e da habitação, na confecção e toma das refeições, na toma de medicamentos e no acompanhamento médico, de enfermagem ou de fisioterapia.

O que é a assistência a idosos?

É uma modalidade de apoio familiar pensada para os mais velhos, adaptada a cada situação concreta. O serviço de assistência a idosos é prestado no conforto da sua casa pelas nossas assistentes familiares, enfermeiros, fisioterapeutas ou médicos, está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano (incluindo sábados, domingos e feriados) e pode incluir acompanhamento médico, de enfermagem, de fisioterapia e todos os serviços domésticos, incluindo higiene pessoal, da habitação, confecção e toma das refeições, bem como acompanhamento nas deslocações do idoso ao exterior.

O que é a assistência a convalescentes?

É uma modalidade de apoio familiar que visa uma convalescença rápida e confortável. Também é aplicável a situações de doença degenerativa, caso em que os serviços prestados são ajustados, de modo a acompanhar o evoluir das necessidades do doente O serviço de assistência a convalescentes é prestado no conforto da sua casa pelas nossas assistentes familiares, enfermeiros, fisioterapeutas ou médicos, está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano (incluindo sábados, domingos e feriados) e pode incluir acompanhamento médico, de enfermagem, de fisioterapia e todos os serviços domésticos, incluindo higiene pessoal, da habitação, confecção e toma das refeições, bem como acompanhamento nas deslocações do convalescente ao exterior.

Qual o preço do apoio familiar?

Os nossos planos de assistência são feitos à medida das suas necessidades. Ligue para o 210 056 710 e agende a visita de uma das nossas assistentes sociais para avaliação da situação e preparação de uma proposta de prestação de serviços, incluindo o plano individual de assistência. O plano individual de assistência é apresentado, discutido e ajustado consigo, após o que o SMP elabora e propõe o respectivo orçamento. A visita para avaliação da situação e elaboração do plano individual de assistência e respectivo orçamento não têm quaisquer custos para si.

Consultórios e Clinicas

O que é a rede de consultórios e clínicas do SMP?

É uma rede convencionada com médicos e clínicas de todo o país que inclui médicos de clínica geral e das diferentes especialidades, bem como estabelecimentos com meios complementares de diagnóstico e laboratórios de análises clínicas.

Quem pode utilizar a rede de consultórios e clínicas do SMP?

Podem utilizar a rede de consultórios e clínicas todos os titulares e beneficiários de cartões “médico permanente 24 horas”, “KidCare 24 horas”, “médico permanente 24 horas gold” ou “KidCare 24 horas gold”. Procure em consultórios e clínicas a especialidade ou o serviço que pretende, próximo de si ou em qualquer outra localização que lhe seja conveniente. Se tiver dúvidas ligue o 210 056 729.

Qual o preço dos consultórios e clínicas do SMP?

O preço é o que for estabelecido pelo consultório ou estabelecimento, beneficiando do desconto convencionado, que pode consultar em consultórios e clínicas. O pagamento é sempre efectuado directamente ao prestador do serviço no acto da consulta ou exame e nunca ao SMP.

Como posso marcar uma consulta ou exame?

As consultas e exames são marcados directamente no prestador de serviços (médico, clínica ou outro estabelecimento) e nunca no SMP ou através deste. Veja em consultórios e clínicas os contactos do consultório e clínica que quer utilizar. Identifique-se como titular ou beneficiário de um cartão “médico permanente” ou “KidCare” e apresente o mesmo no acto da consulta ou exame, para beneficiar do desconto convencionado.

Que concelhos e freguesias se consideram incluídos na área da Grande Lisboa?

A área da Grande Lisboa compreende os concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Moita, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sintra, Vila Franca de Xira e as freguesias do Montijo, Afonsoeiro, Atalaia, Alto Estanqueiro, Jardia e Sarilhos Grandes no concelho do Montijo.

Que concelhos se consideram incluídos na área do Grande Porto?

A área do Grande Porto compreende os concelhos de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Que concelhos se consideram incluídos na área do Algarve?

A área do Algarve compreende todos os concelhos da região do Algarve (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António).

Que concelhos se designam por “outras localidades”?

A designação “outras localidades” abrange todos os concelhos do continente português não incluídos nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve e todos os concelhos das ilhas da Madeira (Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente), na Região Autónoma da Madeira, e das ilhas do Faial (Horta), Santa Maria (Vila do Porto) e São Miguel (Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo), na Região Autónoma dos Açores.